Conforme apontado por um relatório de grande impacto pela empresa “Bank of America” a taxa básica de juros brasileira, deve ser reduzida por volta do mês de agosto deste ano ( 2023 ), bem antes das projeções do mercado financeiro. Com base no Boletim em foco, emitido de forma oficial toda semana pelo Banco Central, a Selic deverá encerrar o ano a 12,75%. No entanto, para o BofA, esta percentagem deveria estar em torno de 11,75%, com reduções a começar no mês de agosto ( 8 )
Para o economista David Beker, chefe da economia e estratégia brasileira na instituição financeira, as razões por detrás da queda estão relacionadas com o mercado de crédito do Brasil. Tal informação que foi publicada recentemente pela Forbes.
Conheça o Mercado de Crédito
Em suma, o cenário do país foi afetado de uma forma impactante pela recente crise anunciada pela Americanas, devido ao buraco bilionário que foi encontrado no balanço da própria empresa. Agora, o retalhista está em liquidação judicial com está dívida que excede bem aos 43 mil milhões de reais.
Após isso, outros grandes nomes começaram a traçar a mesma trajetória, Light e Marisa são dois grandes nomes que estão seguindo o mesmo caminho, para além do decreto de falência de empresas financeiras como BRK e Portocred. Assim foi mostrando um pouco do estado de crédito em que o País se encontra atualmente.
Assim desde março de 2021, o Banco Central iniciou um ciclo de altas da taxa Selic, que fez com que a alíquota saltasse de 2% para 13,75%, elevada por cerca de um total de 12 meses, de forma consecutiva.